POSSE DA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA - (GESTÃO 2017-2018)

POSSE DA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA - (GESTÃO 2017-2018)   

No dia 20 de março foi renovada a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA para a gestão 2018-2019 da Policlínica Bernardo Félix da Silva, Unidade do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Sobral. Fundamentada na NR-05 do Ministério do Trabalho e Emprego, a CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A Comissão conta com 8 membros, formada por 4 representantes do empregador e 4 representantes dos colaboradores, sendo o mandato da gestão com duração de 1 (um) ano.

Como um dos braços mais importantes da Segurança do Trabalho, a CIPA é regida pela Norma Regulamentadora 5 (NR 5) do Ministério do Trabalho que abrange as atribuições dos Cipeiros, entre as quais a elaboração de um plano de trabalho com reuniões mensais e ações de prevenção de acidentes como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). Outra norma que direciona o trabalho da CIPA é a NR 32 que regulamenta a segurança do trabalho em serviços de saúde, atuando com ações como prevenção de contaminação no ambiente.

 “Cada membro da CIPA é um prevencionista, com pensamento na coletividade, que deseja o bem do próximo, sendo solidário, exercendo o papel de cidadania e assim se alcança o objetivo básico da comissão que é fazer com que todos trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e com isso se melhore gradativamente o ambiente de trabalho e cada vez mais se evidencie uma cultura de segurança na instituição”. Vitor Costa - Técnico de Segurança do Trabalho – CPSMS

Consórcio de Saúde Regional de Sobral

CEO Regional de Sobral

Policlínica Sobral

Copyright